Assistência Social

CRAS

Serviço de Assistência Social

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

O QUE É O CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da assistência social. Trata-se de uma unidade pública municipal, integrante do SUAS, destinado à prestação de serviços socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.


O QUE É A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA?

A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Presta atendimento e acompanhamento socioassistencial a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da fragilização de vínculos familiares, da pobreza, ausência de renda e acesso precário ou nulo aos serviços públicos. 


SERVIÇOS OFERTADOS NO CRAS:

  • Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família - PAIF
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
  • Inscrição/Atualização do Cadastro Único 
  • Benefícios Eventuais (Auxilio Passagem, Auxilio Funeral, Cesta básica, Auxílio Natalidade).  
  • Benefício de Prestação Continuada- BPC
  • Programa Bolsa Família;
  • Carteirinha do Idoso;  
  • Tarifa Social (baixa renda da energia);
  • Passe livre para pessoas com deficiência.  
  • Isenção de taxas em concursos públicos;
  • ID Jovem; 

REQUISITOS, DOCUMENTOS, FORMAS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

O acesso a cada serviço é de forma espontânea a cada indivíduo procurar o CRAS.

Documentos necessários:

Documentos pessoais de todos os moradores do grupo familiar (RG E CPF)

Horário de Funcionamento:

07:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:

Imediato conforme ordem de chegado no local.

Forma de prestação do serviço:

Mediante a atendimento presencial  e com visitas domiciliares.

Mecanismo utilizado para comunicação com os usuários 

 Via Telefone e visitas domiciliares.  




 

Fale Conosco Atendimento: Presencialmente e Por telefone: de segunda a sexta das 12h às 18h. Por e-mail e na página da Ouvidoria / E-sic ininterruptamente 24h por dia. (66) 3575-5100
Como Chegar Prefeitura de Peixoto de Azevedo Rua Min César Cals, 226 - Centro - Peixoto de Azevedo/MT, CEP: 78530-000